Rotary apoia medidas contra a corrupção

O Rotary Club de Contagem aderiu à Campanha 10 medidas Contra a Corrupção, pois acredita que a ética é fundamental para um futuro melhor para o país.

No dia 26 de novembro, o governador do Distrito 4760, Marcos Pêgo, e o presidente do Rotary Club de Contagem, Winder Almeida, abraçaram oficialmente a campanha do Ministério Público Federal “10 Medidas Contra a Corrupção”. A proposta é apresentar 20 Projetos de Lei de iniciativa popular para a apreciação e aprovação no Congresso e Senado e, para isso, são necessárias 1,5 milhões de assinaturas de apoio à campanha.

Segundo o governador do Distrito 4760, Marcos Pêgo, “nós rotarianos temos o dever de ajudar a reconstruir o Brasil, baseado em sólidos padrões éticos, por isso, apoiamos plenamente essa iniciativa”.

O Rotary, como uma instituição que prima pela ética e transparência, é uma organização chave para encabeçar essa iniciativa junto à sociedade. Além de apoiar uma iniciativa que estimula a ética e participação popular, essa é uma oportunidade importante para a Imagem Pública da instituição.

Para a Procuradora da República, Águeda Aparecida, “trata-se de uma parceria de fundamental importância diante da capilaridade e responsabilidade do Rotary na sociedade. Acredito que os objetivos da campanha vão de encontro com a filosofia do Rotary, entidade que tem prestado tantos serviços à sociedade em complemento à atuação estatal”.

Assim como foi feito com o Projeto da Ficha Limpa, no qual as assinaturas permitiram que o projeto fosse apresentado como uma ação de iniciativa popular, com a campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, o Ministério Público propôs alterações na legislação que possam auxiliar na:

1) prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;

2) criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;

3) aumento das penas e tornar crime hediondo para corrupção de altos valores;

4) aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal;

5) celeridade nas ações de improbidade administrativa;

6) reforma no sistema de prescrição penal;

7) ajustes nas nulidades penais;

8) responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;

9) prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;

10) recuperação do lucro derivado do crime vindo do exterior.

Para participarem da campanha, os Distritos, Rotary Clubs e rotarianos podem entrar no site www.10medidas.mpf.mp.br. Lá encontram-se informações sobre a Campanha; uma Carta de Apoio, que pode ser assinada pelo clube e replicada para empresas de companheiros; e a Lista de Assinaturas, que pode ser reproduzida e assinada pelos companheiros, seus familiares e amigos.

As assinatura e cartas de apoio podem ser enviadas para a Procuradoria Geral da República no endereço: 5ª Câmara de Coordenação e Revisão - SAF/SUL, Quadra 04, Conjunto C - Bloco B – 3ª Andar, Sala 305 - CEP: 70050-900 - Brasília/DF.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.